miércoles, 13 de abril de 2011

Teatro de Arena será palco da reconstrução

Teatro de Arena será palco da reconstrução
Atividades de recepção, como a Aula da Inquietação e shows do Finca, não foram alterados. Outros serviços, como Restaurante Universitário e Biblioteca Central não foram interrompidos
Juliana Braga - Da Secretaria de Comunicação da UnB

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4905


Aula da Inquietação será um marco para a reconstrução da Universidade de Brasília. Criada para despertar a criatividade produtiva na comunidade acadêmica, nesse semestre ela servirá como espaço de reflexão e troca entre professores e alunos sobre os passos necessários para reerguer a instituição. A Aula da Inquietação é nesta sexta-feira, 15 de abril, às 10h, no Teatro de Arena.
"É o momento de se fortalecer e retomar a caminhada até o destino original da UnB, ser um farol para o futuro. A UnB vai recuperar-se, mas vai demorar um tempo", prevê Eric Nepomuceno, convidado desta edição ao lado do professor da Universidade de São Paulo (USP) José Miguel Wisnik. Nepomuceno espera que a Universidade de Brasília retome o caminho que foi pensado para ela por seu fundador há mais de 50 anos. Amigo de Darcy Ribeiro, ele relembra os períodos difíceis que a UnB já enfrentou, como a ditadura militar.
Desde o primeiro semestre de 2009, pensadores da atualidade são convidados a inquietar a universidade. Nepomuceno afirma que essa postura permanece e que a universidade está sempre buscando voltar para sua ideia fundadora. Nepomuceno acredita que é preciso ver as consequências das chuvas como um sinal de alerta. "É preciso analisar como aconteceu, porque aconteceu e o que fazer para que não se repita. Como a natureza anda louca, se vingando da maldade dos homens, é importante estar atento e tomar medidas para prevenir", defende.
"É como se tivesse acontecido um desastre em casa", comenta, lamentando as chuvas que alagaram o ICC nesse domingo. Na Aula da Inquietação, a universidade traz convidados de fora da UnB com o propósito de incitar à reflexão estudantes, professores e comunidade externa. Cada um faz uma palestra e, em seguida, é aberto um espaço para debates.
Assim como a Aula da Inquietação, as demais atividades da universidade estão mantidas. O show com as bandas vencedoras do Festival Interno de Música Candanga (Finca) 2010 virá como uma sequência natural da programação, no sábado, 16 de abril, às 17h. Cinco bandas – CajamarcaGran SenzalaCatorzeRoda na Banguela e Bandea – irão revezar-se num show gratuito e democrático, no mesmo local da Aula, o Teatro de Arena.
As bandas do Finca, que têm repertório eclético e estilos diferentes, irão reunir-se nesse sábado, 16, com a festa de encerramento doTodo é mais que eu, evento dedicado a estudantes, comunidade e profissionais da cultura no Distrito Federal, realizada por vários centros acadêmicos com 51 oficinas. No show final, também se apresentarão as bandas Turrom Presidencial, Mulambo Groove, Rádio Central e os DJs do Coletivo Sound Brothers.
OUTROS SERVIÇOS  Apesar dos estragos no Minhocão, alguns setores da universidade não foram afetados e funcionam normalmente. Biblioteca Central, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Restaurante Universitário (RU) e Hospital Veterinário (HVet) não chegaram nem a ter suas atividades suspensas.
No HUB, o único incidente foi a queda de uma telha no prédio da direção, que foi reposta no domingo mesmo. A unidade ficou sem internet, o que impossibilitou a marcação de consultas reguladas, que são atendimentos feitos na Oftalmologia, Cardiologia e Dermatologia encaminhados por outras unidades de saúde. Na manhã de segunda-feira o sistema já estava normalizado.
No RU, entrou pouca água e somente nos refeitórios 1 e 2. Na manhã de segunda-feira já estava tudo limpo e o restaurante funcionava normalmente. O Hospital Veterinário também não teve prejuízos. Até as aulas que acontecem na única sala das instalações foram mantidas.

No hay comentarios: